Imagens

Livros



Haverá diversas sessões de autógrafos durante a VIII Jornada Educação a Distância - confira!

Autógrafo
Educação, Formação e Pesquisa na Era Digital: reflexões e práticas em ambientes 
Orgs. Adriana Ap. de Lima Terçariol, Elisangela Ikeshoji, Raquel Gitahy e Renata Ribeiro



















TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima et al (Org.). Educação, Formação e Pesquisa na Era Digital: reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018

Este livro, fruto de investigações desenvolvidas pelo GEPECeT — Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias, procura analisar e compreender os fundamentos, os encaminhamentos, os impactos e as perspectivas para a construção do conhecimento nas distintas formas de aprender e ensinar com as tecnologias contemporâneas. Nesse sentido, discute e analisa a formação inicial e continuada de professores em relação ao trabalho com as tecnologias digitais no contexto escolar, da educação básica ao ensino superior.

Dentre os principais temas explorados no livro, destacam-se: mudanças e inovação nas práticas pedagógicas e nos contextos educacionais; aprendizagem colaborativa; autoria; metodologias ativas e tecnologias; projetos articulados às tecnologias digitais de informação e comunicação; recursos educacionais abertos (REAs); recursos educacionais digitais; jogos digitais e gamificação; educação a distância; ensino híbrido e blended learning; redes sociais (como Facebook e WhatsApp) como espaços educativos; TIMS — Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio; ensino de Libras e educação de surdos; acessibilidade digital, tecnologias assistivas e inclusão.


Autógrafo
Cultura Digital na Formação Inicial de Pedagogos
Evellyn Ládya Franco Pontes



















PONTES, Evellyn. Cultura Digital na Formação Inicial de Pedagogos. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.

O intenso uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas distintas esferas de atividades e, principalmente, nas práticas sociais contemporâneas afeta substancialmente nossos processos de pensar, fazer, aprender, produzir e compartilhar informações, provocando profundas transformações na cultura, na evolução da ciência, na expressão do pensamento e das emoções, nas relações interpessoais, na atribuição de significados e na percepção que temos da realidade, que a cada dia se torna mais hiperconectada e ubíqua.
O impacto dessas mudanças na sociedade e na educação é de tal envergadura, que interfere nas práticas escolares e formativas, exigindo novos estudos sobre a formação de professores e, em especial, daqueles que lidam com as crianças na fase inicial de escolarização, como é o caso dos pedagogos. Este livro reveste-se de fundamental importância ao tomar como foco de estudos as experiências sociais e acadêmicas na cultura digital de estudantes do curso de Pedagogia, em busca de reconhecer suas concepções sobre como essa cultura vem sendo criada no cotidiano dos espaços de educação.


Autógrafo
Pedagogia e a Modalidade de Educação a Distância
Orgs. Andreza Gessi Trova e Margarete Bertolo Boccia



















TROVA, Andreza Gessi; BOCCIA, Margarete Bertolo (Org.). Pedagogia e a Modalidade de Educação a Distância. São Leopoldo: Oikos, 2017.

Nos últimos tempos a Educação a Distância (EaD) tem sido significativamente empregada e vista como uma promissora modalidade educacional para a sociedade brasileira, em especial, para a formação inicial e continuada de professores. Inúmeras são as pesquisas que sinalizam que a EaD, além de superar as limitações de tempo e distâncias geográficas, apresenta condições também para que sejam concebidas e implementados processos formativos contextualizados, favoráveis à articulação da teoria com a prática, ampliando asssim as oportunidades para a construção do conhecimento, a partir de ações calaborativas, interações e pesquisas desencadeadas entre seus participantes. [...]

Autógrafo
Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância
João Mattar



MATTAR, João. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

Blended learning (aprendizagem híbrida), sala de aula invertida (flipped classroom), peer instruction, método do caso, aprendizagem baseada em problemas e problematização, aprendizagem baseada em projetos, pesquisa, aprendizagem baseada em games e gamificação, dramatização e simulação, design thinking, colaboração, avaliação por pares, autoavaliação, portfólios...

Neste livro, João Mattar aborda essas metodologias ativas com orientações e exemplos para a educação presencial, semipresencial e a distância, na educação básica, corporativa e no ensino superior. Se você é um professor, aluno, gestor ou interessado na área, encontrará aqui um rico material que combina metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras com o uso de novas tecnologias em educação, como games. Uma imersão na área com uma linguagem dialógica e uma ampla bibliografia de referência.


Autógrafo
Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática
José Moran



BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.

Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital.

Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora


Jogos Digitais em Contextos Educacionais
Daniela Ramos e Dulce Márcia Cruz



















RAMOS, Daniela Karine; CRUZ, Dulce Márcia (Org.). Jogos digitais em contextos educacionais. São Paulo: CRV, 2018.

A intensificação do uso das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, nas quais se incluem os jogos, remetem a experiências que podem influenciar o desenvolvimento humano, a aprendizagem, a sociabilidade e a subjetividade. Nos contextos educacionais, o uso dos jogos pode contribuir para a aprendizagem de conceitos, o exercício de habilidades motoras, o aprimoramento das funções cognitivas, a ampliação dos espaços de interação social e virtual, bem como criar experiências de letramentos e narrativas digitais.

Como recurso educativo lúdico, os jogos digitais podem tornar a aprendizagem mais prazerosa, motivando e proporcionando maior autonomia aos alunos. Dada a expressividade da presença dos jogos no cotidiano das novas gerações, sua inserção nas atividades educacionais cria oportunidades para problematizar, contextualizar, discutir e ampliar a compreensão sobre as possibilidades, limites e desafios da interação com esse recurso, agregando reflexão e postura crítica com relação ao seu consumo.

Diante das múltiplas dimensões do uso dos jogos digitais, este livro aborda diversas visões sobre seu uso em contextos educacionais, buscando ampliar a compreensão sobre suas possibilidades, contribuições e desafios à aprendizagem. Este livro nasceu da necessidade de divulgar pesquisas e experiências de autores que dialogam e investigam essa temática no campo educacional. Sua leitura será muito útil para o público em geral, mas especialmente para professores e pesquisadores no campo multidisciplinar da educação na cultura digital.


Aprendizagem Colaborativa e Docência Online
Marta Montes



















MONTES, Marta. T. Aprendizagem colaborativa e docência online. Curitiba: Appris, 2016.

Temos vivenciado, nas últimas décadas, várias modificações sociais e comportamento devido ao uso da internet na vida diária. Processos sociais como a comunicação a escrita e o aprendizado têm sofrido o impacto desse novo modo de vida, que mistura o real e o virtual. Da mesma forma, o modo como aprendemos e estudamos também mudou. Ser professor ou aluno na sociedade da web 2.0 é uma arte que exige novos comportamentos e competências de professor e estudantes no processo de ensino e aprendizagem. A era das redes sociais exige de cada um de nós a concepção do mundo pela vertente da intenção. Por isso, o ambiente virtual de aprendizagem precisa propiciar momentos na vida acadêmia do estudante que contribuam para seu aperfeiçoamento intelectual, afetivo e ético.


Competência Pedagógica do Professor Universitário
Marcos T. Masetto



















MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. 3. ed. São Paulo: Summus, 2015.

Diante das inúmeras transformações pelas quais vem passando o ensino superior, Marcos Masetto propõe aqui reflexões importantes para que a relação ensino-aprendizagem na universidade seja efetiva. A obra aborda diferentes aspectos da atividade do professor, como o planejamento curricular, os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis hoje e a interação entre professores e alunos.


Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa
Eric Mazur



















MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

Cientista e pesquisador internacionalmente reconhecido, Eric Mazur desenvolveu o Peer Instruction, um método simples, mas efetivo, de ensinar ciência. Sua abordagem envolve o estudante em seu próprio processo de aprendizagem, pois explora a interação entre os alunos durante as aulas expositivas e foca os conceitos fundamentais, tornando o conteúdo significativamente mais acessível.

Adotado e adaptado em uma série de disciplinas, desde as ciências naturais até as ciências humanas e sociais, em universidades e escolas de diversos países, este livro não apenas explica como ensinar fazendo perguntas, mas também fornece todas as ferramentas necessárias para implementar o Peer Instruction em uma disciplina de introdução à física.


AuCoPre: uma metodologia ativa para o trabalho didático nos fóruns de discussão
Marta Teixeira do Amaral Montes



















MONTES, Marta. T. AuCoPre: uma metodologia ativa para o trabalho didático nos fóruns de discussão. Curitiba: Appris, 2017.

Aborda as modificações provocadas pelas TICs e a proliferação da cultura cibernética. Convida-nos a refletir sobre o exercício da ética no ambiente digital de construção do saber: as formas de escrita digital, de comunicação e de relacionamento virtual cujas existências promoveram a criação de uma população enorme que ocupa o espaço cibernético e nele estabelece comunidades virtuais, grupos de interesses e redes de comunicação. Essas redes sociais compõem uma nova realidade também para docentes e discentes na Educação a distância. Por isso, a proposta desta obra é apresentar uma metodologia ativa que tenha como base o tripé autoria, colaboração e presença como elementos éticos-didáticos na EaD uma vez que a construção do conhecimento não ocorre no fórum acadêmico se não houver participação de alunos e professor.


Autógrafo
Design Educacional: educação a distância na prática
João Mattar



MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm provocado mudanças significativas na educação. Uma dessas mudanças é o desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), que tem criado novos personagens, como os tutores. Este livro explora as características e funções de um desses novos personagens, o Designer Educacional, defendendo uma educação aberta e flexível.

Quais as diferenças entre design educacional e instrucional? Que contribuições os games podem trazer à educação? Quais são as etapas do design educacional? Como podemos incorporar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis ao processo de ensino e aprendizagem? O que significam princípios multimídia? Como trabalhar elementos visuais no ensino, como imagens, gráficos e tabelas? O que significam design de atividades e de interações? Como avaliar com as TICs? Essas e outras questões são exploradas neste livro.


Autógrafo
Web 2.0 e Redes Sociais na Educação
João Mattar



MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013. ISBN 978-85-64803-00-8.

Facebook, YouTube, Twitter, Wikipédia, games, mundos virtuais 3D, smartphones, tablets... Esses são o habitat das novas gerações. Escolas, universidades e empresas estariam preparadas para utilizar adequadamente a interação e a colaboração na Educação?

Este livro explora o desafio de integrar ferramentas, plataformas e interfaces da Web 2.0 e das redes sociais ao processo de ensino e aprendizagem de nativos digitais. Teorias tradicionais e contemporâneas, como o conectivismo, são entrelaçadas para fornecer suporte a alunos, professores, pais e instituições nessa jornada. Para além da teoria, o livro analisa diversos casos, como o uso de wikis e os primeiros MOOCs em Língua Portuguesa.

Embarque nesta viagem virtual!


Autógrafo
Tutoria e Interação em Educação a Distância
João Mattar



MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage, 2012.

Tutor é um personagem recente na história da educação brasileira. Institucionalizou-se não só na educação pública na Universidade Aberta do Brasil, como também em instituições de ensino superior privadas e na Educação a Distância (EaD) profissional e corporativa.

Esta obra tem como objetivo reinterpretar a atuação do tutor como docente e, simultaneamente, oferecer subsídios para o trabalho do professor em EaD. Para isso, o texto apresenta uma reflexão sobre a atuação desse profissional e o suporte para desenvolver atividades com qualidade e criatividade.

Ao longo do texto o leitor terá acesso a tópicos como conectivismo, ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle), plataformas da web 2.0 e redes sociais, atividades síncronas e assíncronas e outros. Tutoria e Interação em Educação a Distância, além de ser uma ferramenta útil para quem tem interesse em conhecer o mundo da EaD, traz um material de reflexão e prática sobre uma atividade essencial na EaD: a mediação pedagógica.


Design Thinking na Educação Presencial, a Distância e Corporativa
Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti



CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2017.

A abordagem “Design Thinking” se apresenta como metodologia para viabilizar e promover as tão desejadas inovações no campo educacional. Fundamenta-se num tipo de pensamento que usa o design como ferramenta para a solução de problemas de forma criativa, sistêmica e colaborativa. Aplicada com êxito em universidades como Stanford, MIT, USP, ESPM, FGV, FIA e adotada com sucesso em empresas do Vale do Silício como Apple, IBM e Google para a geração de novos produtos, processos e serviços, vem conquistando cada vez mais adeptos também na educação básica e superior presencial, na educação a distância e na educação corporativa.


Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem
Tony Bates



BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

Grandes mudanças econômicas e tecnológicas exigem novas abordagens para o ensino superior. Os professores são continuamente confrontados com várias questões:
Como ensinar de forma eficaz alunos cada vez mais diversificados?

Como motivar e apoiar os alunos em turmas cada vez maiores?

Como usar multimídia e outros recursos para desenvolver cursos de qualidade superior?

Os 12 capítulos, além dos apêndices, atividades e diversos cenários deste livro respondem a essas e outras perguntas e fornecem dicas e sugestões úteis sobre uma variedade de tópicos, incluindo:

Como selecionar a modalidade para suas disciplinas e seus cursos — presencial, híbrida ou totalmente online?

Que estratégias funcionam melhor para o ensino em um ambiente rico em tecnologia?

Que métodos de ensino são mais eficazes para cursos híbridos e online?

Como fazer escolhas adequadas para estudantes e conteúdos dentre diversas mídias disponíveis: texto, imagem, áudio, vídeo, computação ou mídias sociais?

Como manter a qualidade do ensino, da aprendizagem e dos recursos em um ambiente de aprendizagem que muda rapidamente?

Quais são as possibilidades reais de ensino e aprendizagem usando MOOCs, REAs e livros abertos?

Tony Bates compreende e respeita a natureza individual da educação. Neste livro, explora teorias, boas práticas e estratégias, fornecendo orientações e aconselhamentos claros, práticos e viáveis, baseados em pesquisa e considerável experiência profissional em 30 países.
Tony Bates é uma referência mundial em educação a distância e tecnologia educacional, tendo escrito outros 11 livros sobre o tema. Seu blog Online Learning and Distance Education Resources (tonybates.ca) é um dos mais importantes na área. Atuou por mais de 20 anos na Open University do Reino Unido e foi Diretor de Educação a Distância e Tecnologia na University of British Columbia (Canadá), dentre outras atividades. Prestou consultoria para diversas instituições, como Banco Mundial, Unesco e OCDE, além de inúmeras universidades e agências governamentais ao redor do mundo. Desde 2007, é pesquisador associado da Contact North. Em 2014, Bates interrompeu seu trabalho remunerado para escrever este livro.


Produção de Conteúdos Educacionais
Andrea Filatro e Sabrina Cairo



FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

Com Andrea Filatro como principal autora, este livro trata da produção de conteúdos didáticos para as novas modalidades de ensino, em especial a educação a distância -- um segmento que vem crescendo a cada ano. Entendendo que essa produção é multidimensional, ele mostra como os profissionais das áreas de educação, comunicação, tecnologia e gestão podem se unir para desenvolver conteúdos que realmente façam diferença no processo de ensino/aprendizagem, muitas vezes aproveitando processos já conhecidos e dominados pelo campo editorial. Para tanto, em seus 15 capítulos, o livro é organizado em três grandes partes: (1) framework teórico, que organiza os conceitos e princípios essenciais relativos à produção de conteúdo nas cinco grande dimensões que compõem o tema (tecnocientífica, pedagógica, comunicacional, tecnológica e de gestão); (2) gestão da produção, que explora a gestão de projetos (custos, prazos, administração de pessoas etc.), o design instrucional (método para desenvolvimento de soluções educacionais) e, consequentemente, o plano do projeto; (3) atividades de produção, que mergulha nas atividades essenciais da produção de conteúdos (autoria, roteirização, avaliação etc.).


Competências em Educação a Distância
Patrícia Behar



BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

O que significa ser competente? E quais são as competências necessárias a alunos, professores, tutores e gestores para atuar na educação a distância?

Neste livro, competência é definida como a combinação de três fatores: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), mobilizados por elementos-chave, alguns deles descritos na obra. É com base nessa tríade e nesses elementos que são discutidos os pressupostos teóricos, tecnológicos e metodológicos das competências na perspectiva da educação a distância.


Educação Musical a Distância: abordagens e experiências
Daniel Gohn



GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical a distância: abordagens e experiências. São Paulo: Cortez, 2011.

Neste livro o autor investiga processos de ensino e aprendizagem da música que ocorrem sem que professor e aluno dividam um mesmo espaço tempo- físico. Partindo de uma comparação com obras de ficção científica e chegando nas recentes possibilidades criadas pela internet, o autor dá exemplos de cursos on-line de música, apontando especificidades para diferentes áreas do estudo musical. Experiências no curso de Licenciatura em Educação Musical da UAB-UFSCar são detalhadas, tendo como foco central uma disciplina que trabalha com instrumentos de percussão. O livro é destinado a pesquisadores e professores com interesse nas artes e na educação a distância, assim como a estudantes e profissionais de áreas relacionadas à música, buscando novos caminhos para a educação musical.


Autógrafo
Games em Educação: como os nativos digitais aprendem
João Mattar



MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Você já pensou em ensinar história com um game como o Age of Empires? E geografia com Carmen San Diego? Aliás, você usa games na educação? Se você já chegou nessa fase, este livro é uma excelente oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Se não, o que está esperando para ler Games em educação? Aperte o start! Comece!

Com esta obra de João Mattar, você vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.

Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.


Design Instrucional na Prática
Andrea Filatro



FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
O notável crescimento da educação a distância nos últimos anos trouxe um desafio para todos os envolvidos nessa revolução: planejar, desenvolver e implementar cursos voltados especificamente para o aprendizado eletrônico. Esse desafio torna-se mais complexo por exigir o desenvolvimento e a aplicação de competências totalmente diferentes das requeridas pelo modelo presencial tradicional - competências estas regidas pela área de design instrucional.

Design Instrucional na Prática tem como objetivo ajudar o leitor a entender o que é design instrucional e seu papel na elaboração de um curso on-line. Para tanto, apresenta o processo do design instrucional passo a passo e mostra como ele trabalha para unir educação, tecnologia, comunicação e gestão em um único campo do conhecimento.

Além disso, a fim de ser um verdadeiro guia, este livro destaca todos os aspectos do design instrucional em um curso on-line. Assim, tópicos como construção de roteiros e storyboards, design de conteúdos multimídia, design de interação e design de ambiente virtual ganham vida por meio de exemplos práticos e dicas valiosas.

Dirigido para todos que estão ou que pretendem estar envolvidos com educação a distância, este livro é indispensável na estante daqueles que estão conectados com o mundo e que acreditam nas infinitas potencialidades do aprendizado eletrônico.


Educação a Distância e eLearning na Web Social
J. António Moreira, Daniela Melaré e Angélica Monteiro (Org.)



MOREIRA, J. António; MELARÉ, Daniela; MONTEIRO, Angélica (Org.). Educação a distância e elearning na web social. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

Num momento historicamente marcado por intensas transformações mundiais, este livro traz elementos, ideias, conceitos e expressões-manifestações atuais para o campo educacional e, fundamentalmente, faz um convite ao diálogo sobre a Educação contemporânea. As tendências recheiam-se de artefatos e espaços: gamificação, plataformas digitais, comunicação por nuvem, celulares, smartphones, tablets e paredes holográficas, inteligência artificial, redes sociais, dispositivos móveis; geolocalização, conteúdo aberto, REA (Recursos Educacionais Abertos), MOOC (Cursos Online Abertos e Massivos), POMAR (Percursos Online Massivos Abertos e Rizomáticos), aplicações semânticas, software livre, hibridização, Educação Aberta, docência online, redes rizomáticas, linguagem emocional, mediação partilhada, interatividade etc., nomeiam e sinalizam as transformações socioeducacionais.


Estilos de Aprendizagem e o uso das Tecnologias
Daniela Melaré



MELARÉ, Daniela. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

Muito se tem dito sobre as potencialidades da utilização educativa das novas tecnologias, designadamente por poderem permitir ir ao encontro de necessidades e características específicas dos estudantes que a elas recorrem, cada vez com maior preponderância. Mas importa saber mais sobre como explorar adequadamente este potencial. A investigação sobre estilos de aprendizagem tem permitido identificar as abordagens ao conhecimento que melhor se adaptam a estes diferentes estilos, apresentando especial pertinência em contextos de aprendizagem online. Considerar estes diferentes estilos e as diferentes abordagens ao conhecimento que se requerem por parte de professores e formadores constitui, para diversos autores, a chave do sucesso nestes espaços virtuais de aprendizagem, sobre os quais muito há a investigar. O texto que Daniela Melaré Vieira Barros aqui nos apresenta constitui, pois, um contributo especialmente relevante neste âmbito. Nele se cruzam perspectivas e contributos de diferentes áreas do saber, permitindo clarificar conceitos, sistematizar conhecimento produzido neste domínio e promover uma reflexão fundamentada, importante para todos aqueles que se interessam por aprofundar conhecimentos em pedagogia do e-learning, tendo em vista desenvolver a versatilidade e qualidade destes novos contextos de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário