Imagens

Atividades



Relato - Educação a Distância no ensino médio
Carlos De Fazio

Carlos De Fazio, Diretor do Colégio Inaci e da Faculdade de Tecnologia Finaci, compartilhará suas experiências sobre a solicitação de autorização e a oferta de educação a distância para o ensino médio.

Debate - Salas ou aulas invertidas
João Mattar

A sala de aula invertida (flipped classroom) é uma modalidade ou uma metodologia de ensino? A sala ou a aula deve ser invertida? Qual é exatamente a inversão? A sala de aula invertida é um tipo de blended learning? Se já fazemos a inversão há bastante tempo, por que a expressão só agora está na moda? Qual é a diferença entre sala de aula invertida e aprendizagem invertida? A metodologia gera mais trabalho para professores e alunos? Como deve ocorrer a avaliação? Como o professor deve planejar e conduzir as aulas? É possível inverter uma aula em educação a distância? João Mattar conduzirá um debate sobre o tema, aproveitando essas e outras questões que você poderá fazer durante a Jornada EaD!

Cara a Cara - Metodologias Ativas e Modelos Híbridos 
José Moran

Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital.

Palestra - Games em Educação Distância
Daniela Karine Ramos

Os jogos digitais têm sido utilizados em diferentes contextos de educação, incluindo a educação a distância, como uma alternativa para promover uma aprendizagem mais ativa e significativa. Caracterizados pelos desafios, regras, narrativa e feedback imediato oferecem possibilidades para abordar conteúdos de maneira mais contextualizada, propondo ações e atividades que permitem aplicar conceitos, testar hipóteses e avaliar os resultados. Apesar de todas as evidências de que podemos aprender na interação com games em contexto formais da educação, por que ainda temos poucas experiências de uso na EAD? Como criar experiências divertidas e envolventes para ensinar utilizando um game? Como utilizar os jogos para além de uma atividade ou reforço do conteúdo abordado? Esses e muitos outros questionamentos nortearão a discussão no encontro.

Mesa Redonda - Educação, formação e pesquisa na era digital reflexões e  práticas em ambientes de aprendizagem
Adriana Ap. de Lima Terçariol, Raquel Rosan Christino Gitahy, 
Mariane D. C. Savioli G. de Araújo e Evellyn Ládya Franco

A proposta desta mesa é apresentar como o livro EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PESQUISA NA ERA DIGITAL: Reflexões e Práticas em Ambientes de Aprendizagem foi concebido e estruturado, além disso, pretende-se relatar algumas experiências que compõem alguns capítulos, destacando como pode ser concebida a educação, pesquisa e formação docente na era digital.

Oficina - Ensino de jogos e programação para crianças e adolescentes
Jonas Beduschi

Está claro para a maior parte dos educadores que o uso de games e gamificação em salas de aula tem um grande valor no engajamento e desenvolvimento de estudantes.
Nesta conversa abordaremos a união de games e educação de outra forma, falando sobre como o ensino de jogos e programação pode ajudar estudantes (especialmente crianças e adolescentes) a desenvolverem habilidades essenciais. Do conceito e design até produção e refinamento, mostraremos como a produção, mesmo que amadora, de jogos digitais e analógicos traz benefícios inestimáveis aos alunos.

Workshop - Startups x Núcleos de EAD nas Instituições de Ensino: 
semelhanças e desafios para escalar com qualidade
Mediadora: Fernanda Furuno

Convidados do Guia EAD Brasil, debaterão sobre as características que aproximam as Startups dos Núcleos de EAD nas Instituições de ensino e como a UX (experiência do usuário) pode auxiliar no aprimoramento contínuo dos serviços prestados.

Game Show - Jogo do Método: Estreia Mundial
Felipe Drude Almeida, João Wagner Ribeiro Amaral, Monique Sita de Pieri e Gabriel Almeida

Nesta atividade, você terá a oportunidade de jogar pela primeira vez no mundo O Jogo do Método, desenvolvido sob a orientação do professor João Mattar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário